segunda-feira, 1 de junho de 2009

Questionamento para os grêmios

A força do movimento estudantil na história do país e a importância da participação dos alunos nas escolas motivaram a elaboração de algumas leis que garantem a existência do Grêmio Estudantil. Elas definem os direitos dos Grêmios se organizarem.

* De que forma os grêmio fazem para que os alunos entendam e contribuam para a formulação de regras e atividades para o grêmio se tornar melhor?


O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.


* Se o grêmio é um órgão que defende os direito do aluno como é que vocês fazem para que os aluno possam chegar até o grêmio para que o grêmio possa atuar acordo com os seus deveres?

Fala presidente!

Senhoras e senhores

Neste momento tão significativo, seria ótimo refletirmos sobre o que estamos realmente fazendo aqui. O que buscamos? Enfim acho que para garantir os caminhos da nossa curta, mas, demorada experiência como adolescente estamos aqui.

Pois Reflitamos

Será que conseguiríamos viver/ vamos dizer... Essa tortura de regras da pressão escolar e tudo mais?

Acho que impossível

O ser humano nasceu para aprimorar-se, para mim não bastam apenas ensinamentos ditados pela família, eu quero mais!

Esse eu quero mais é por que tenho um mundo rico suficientemente para garantir meus direitos quanto adolescente. Mas, para isso é preciso conhecimento esse espalhando-se como um ar puro nós causando a sensação e a certeza de um mundo melhor.

Por que todos sabem que a maior e mais importante das nossas características é a forma que pensamos como estudantes como pessoas responsáveis e até que meio loucos, se impulsionam juntamente com uma curiosidade intelectual de descobrir o mundo.

Hoje viemos construir o modelo escutar a palavra e ao mesmo tempo mostrar que acabou a hora do silêncio.

Não queremos só fala, mas, com atitudes e que tais atitudes proporcione-nos a oportunidade e que essa venha como conseqüência mais um desafio para que tenhamos a certeza que conseguimos e fizemos a coisa certa.

Como já falei não quero aprisionar palavras isso já nós custou caro. Vimos buscar nossos próprios direitos individuais.

Sem falar da nossa comunidade que precisa do espírito jovem nas pessoas de 70 anos o espírito brincalhão comunicativo esse bom humor e alegria são elementos fundamentais para um Brasil menos desigual.

Parabéns aos pais por conseguirem e estão conseguindo cumprir hoje a tarefa tão difícil – educar. Aos professores que fazem à tarefa divina de forma pessoas.

E um parabéns tão especial a vocês que tem o papel sublime de informar e que estão conseguindo tornar melhor e real o sonho de muitas pessoas.

Realmente obrigado!

Discurso de Nilson Filho - Presidente do Grêmio - à Secretaria sobre a V Conferencia para as Diretrizes de um Plano Decenal da Criança e do Adolescente

Dia D do desafio.


Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas, assim como nas trocas sociais estabelecidas no cotidiano de cada um.
O significativo crescimento da adesão das cidades à atividade é o principal termômetro de uma avaliação positiva quanto à sua eficácia na promoção do bem-estar social. O SESC São Paulo coordena o evento a partir de 1995 na América Latina e em 2000 no Continente Americano. Desde então, procura, com afinco, sensibilizar dirigentes de órgãos públicos e privados a participarem ativamente do processo, que culmina na última quarta-feira do mês de maio.
O sentido de “desafio” está ligado à transmissão de uma mensagem de cooperação, solidariedade e comunhão, ao invés de fomentar uma cultura de competição acirrada baseada na noção de vitória e perda, de discórdia ou subjugação. Isto se torna explícito no objetivo principal: desenvolver as comunidades, deixando-lhes como aprendizado o exercício do trabalho conjunto, da integração dos indivíduos, unindo as diferenças e pluralidades na busca da saúde plena de toda sociedade.
Não por menos o SESC São Paulo carrega durante todo o ano a responsabilidade de coordenar e realizar um evento com o Dia do Desafio, não pela duração furtiva de um dia, mas pela perenidade de uma lição de cidadania que possa se espalhar nas consciências e atitudes de todos nós.
A Escola Maria Pereira Brandão, participou realizando os exercícios com todos os alunos e funcionários. Pela manhã, foram realizadas atividades como: caminhada, corrida, pega-pega, bate e volta, dança de roda e alongamento.
À tarde com ajuda das brinquedistas foi trabalhado aeróbica e no horário da noite foi feito um percurso de dde dois quarteirões. Foi um dia bastante prazeroso onde saímos da rotina diária.

Atividades diferenciadas

E ainda tem mais e dessa vez vem do professor Toni Carlos Vasconcelos e Cecília Cássia Brandão Vasconcelos, pois é eles e eu somos responsaveis pelo grupo de xadrez do Centro de Educação Basica Maria Pereira Brandão e o grêmio é o responsavel pela divulgação do projeto. Mas claro que os alunos não tariam fora dessa no todo atualmente são dois grupos que tem horarios diferentes um coordenado pela Cecília Cássia Brandão Vasconcelos e outro pelo Toni Carlos Vasconcelos, mas que na verdade se resume em um só grupo e ai vão para vocês alguns dos desenhos feitos pelos alunos que fazem se interessam pelo projeto.

Atividades diferenciadas.

No Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão foi e está sendo realizada as atividades propostas para os alunos com a ajuda de professores e no 7ª ano A no turno da tarde, a professora Maria da Paz Vasconcelos escolheu com "Atividade Diferenciada" na disciplina de Geografia sugeriu os acontecimentos no Ceará de acordo com as mudanças climáticas e olhem só os show que surgiram foi um espetáculo.





Atividade diferenciada

A exemplo da reportagem retirada do jornal " Correio da Semana", crie uma reportagem descrevendo os efeitos das enchentes em seu município.

Enchentes e mudanças climaticas.
Na nossa região o munipio mais atingido foi Granja, muitas pessoas ficaram desabrigadas. Em relação ao nosso municipio de Cruz os estragos foram bem menores mais ainda muitas pessoas que moram perto do rio ficaram desabrigadas por causa da enchente. Bela Cruz que é o município vizinho teve que fazer até campanhas para arrecadação de alimentos, roupas e etc.
Escolas estão sem funcionar para abrigar as pessoas que foram desabrigadas pela chuva.
Enquanto em cruz foram somente 235 pessoas atingidas pela chuvas que apesar de ser muito não é nada em relação ao Acaraú que foram 10 mil pessoas atigindas ou até mesmo Bela Cruz que foi 7 mil pessoas e em sobral foram mais de 5 mil pessoas.
E foi constatado 10 mortes ao todo na região.
E não foi só isso a aguá invadil casas, devastou plantações e causou pânico na população.


Foto da ponte qeu liga Cruz ao Acaraú